João Barros confessa-se: “Tentei viver três anos sem ralis, mas foi muito difícil e tive que regressar…”
João Barros estará de volta ao CPR, em meados de setembro próximo, no Rali da Água Transibérico Eurocidades Chaves-Verin, aos comandos de um VW Polo GTI R5 que adquiriu a uma equipa irlandesa e faz planos para cumprir um programa parcial no campeonato em 2024.
“Claro que sentia imensas saudades de participar em ralis do Campeonato e por isso aqui estou de novo”, começa por afirmar o piloto de Paredes, recente vencedor do Rali Município de Mesão Frio, prova dos campeonatos Promo Norte e Start Norte.
Para trás ficaram cinco épocas (2014/2020), algumas mais preenchidas do que outras, em que guiou carros tão competitivos como o Ford Fiesta R5, o Skoda Fabia R5 ou o Citroen C3 R5. Foi a partir de 2017 que reduziu a sua atividade, justificada por um conjunto de diferentes circunstâncias.
“Houve vários motivos para o meu afastamento, o primeiro dos quais, e tenho que confessá-lo, pela tristeza de não ter conquistado o título [2017], pois acho que o merecia. Depois, a minha atividade profissional exige bastante tempo e por último há, na minha opinião, um número [8] excessivo de provas no Campeonato de Portugal de Ralis”.
Este regresso de João Barros na prova organizada pelo CAMI Motorsport deixa em aberto a possibilidade de em 2024 o piloto da Fibromade competir em mais alguns ralis do CPR, como ele próprio fez questão de explicar:
“Admito alinhar em mais algumas provas na próxima época, fazendo um programa parcial no CPR e por isso é que decidi adquirir o VW Polo R5. Optei por este carro, porque é diferente dos outros, sempre me entusiasmou, além de ser competitivo para poder corresponder aos meus objetivos”.
No asfalto da região de Chaves, na penúltima prova do CPR, Barros promete andar o mais rápido possível, mas revela consciência das suas limitações:
“Vai ser o meu regresso aos ralis, depois de uma paragem de três anos, e claro que não terei o mesmo ritmo dos meus adversários. Haverá uma seleção natural, em termos de andamento, mas é evidente que as minhas aspirações não passam pela discussão da vitória. Vou dar o meu melhor e o resto logo se verá…”
De qualquer modo, João Barros não esconde sentir um grande entusiasmo por voltar ao CPR e aos ralis do campeonato principal…
“Sinto-me feliz e muito contente por poder fazer de novo ralis. Tentei viver três anos sem ralis, mas foi muito difícil e tive que ceder, ou seja… regressar. Daí ter adquirido o VW Polo R5 para me divertir e fazer aquilo que gosto”.
O VW Polo GTI R5 de João Barros, oriundo de uma equipa irlandesa que chegou a competir em algumas provas do WRC, foi uma das últimas unidades construídas pela Volkswagen Motorsport e tem o número de chassis 92, incorporando as evoluções do construtor germânico.