Avançar para o conteúdo

Dani Sordo na liderança em Chaves

A dupla Dani Sordo/Candido Carrera (Hyundai i20 N Rally2) terminou, esta sexta-feira, a primeira etapa do Rali da Água Transibérico Eurocidades Chaves-Verin na liderança, com uma margem de 10.1 segundos para Armindo Araújo e Luís Ramalho (Skoda Fabia RS Rally2), a equipa portuguesa melhor classificada, num dia em que o campeão em título Kris Meeke ficou arredado da discussão da vitória, na sequência de problemas no motor do Toyota GR Yaris Rally2.

Logo na primeira das três classificativas (33,67 km) da etapa inaugural da sétima e antepenúltima prova do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), o piloto britânico, com o motor do seu Yaris a falhar, perdeu 23,2s para o mais rápido e a seguir acumulou mais 38,5s e depois 19.2s, terminando o dia a 1m20.3s do líder Dani Sordo. A decisão do título nunca ficaria decidida neste rali, mas o contratempo sofrido por Meeke em Chaves reaviva, a partir de agora e mais do que nunca, as esperanças tanto de Armindo Araújo como de Dani Sordo na luta pelo primeiro lugar.

Se Ricardo Teodósio (Toyota GR Yaris Rally2) foi a surpresa da classificativa de abertura, ao bater Sordo por 0.6 segundos, a partir daí, e face aos problemas de Meeke, foi o espanhol do Team Hyundai Portugal a liderar, secundado por um Armindo Araújo que continuar a destacar-se entre os seus compatriotas. O campeão açoriano Rúben Rodrigues (Toyota GR Yaris Rally2), estreante no rali transmontano, surgiu em grande plano e apenas perdeu a terceira posição para Teodósio na última classificativa. A diferença de 0.6s entre ambos deixa antever este sábado um belo despique por uma posição no pódio. Aliás, tanto José Pedro Fontes (Citroen C3 Rally2) como João Barros (Skoda Fabia RS Rally2) também são candidatos, dado que se encontram muito próximos.

O CPR 2RM (duas rodas motrizes) promete uma “guerra de segundos” até ao fim entre um grupo alargado de pilotos, atendendo ao que se observou nas primeiras três classificativas. Anton Korzun (Peugeot 208 Rally4) ascendeu à liderança na última “especial” do dia, para acabar com 4.3s de vantagem para Danny Carreira (Peugeot 208 Rally4), que por sua vez ganhou um décimo de segundo a Guilherme Meireles (Peugeot 208 Rally4), relegando-o para o terceiro lugar. Entre os seis primeiros há menos de uma dezena de segundos de distância, quando faltam ainda 80,22 km ao cronómetro… Ricardo Sousa (Peugeot 208 Rally2), o líder do campeonato, é oitavo, depois de um início algo cauteloso.

Por fim, no FPAK Júnior Team, Pedro Câmara Jr conquistou já uma diferença relevante (37.6s) em relação a António Santinho Mendes, enquanto este se destacou de Luís Mendes e de José Coelho Lima. Afonso Santos, na sequência de problemas no segundo troço, acabaria por desistir.

Classificação após a PEC 2 (Oficiosa)

1º, Dani Sordo/Candido Carrera (Hyundai i20 N Rally2), 17m59.1s

2º, Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia RS Rally2), a 10.1s

3º, Ricardo Teodósio/José Teixeira (Toyota GR Yaris Rally2), a 19.5

4º, Rúben Rodrigues/Rui Raimundo (Toyota GR Yaris Rally2), a 20.1

5º, José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroen C3 Rally2), a 25.6

6º, João Barros/Jorge Henriques (Skoda Fabia RS Rally2), a 26.3

7º, Hugo Lopes/Magda Oliveira (Hyundai i20 N Rally2), a 38.1

8º, Pedro Meireles/Mário Castro (Skoda Fabia RS Rally2), a 41.1

9º, Diogo Marujo/Jorge Carvalho (Skoda Fabia R5 Evo), a 1m00.2s

10º, Kris Meelke/Stuart Loudon (Toyota GR Yaris Rally2), a 1.20.3

CPR 2RM

1º, Anton Korzun/Pablo Kononov (Peugeot 208 Rally4), 19m50.5s

2º, Danny Carreira/Marco Vilas Boas (Peugeot 208 Rally4), a 4.3s

3º, Guilherme Meireles/Pedro Alves (Peugeot 208 Rally4), a 4.4

4º, Pedro Silva/Pedro Santana (Peugeot 208 Rally4), a 4.5

5º, Henrique Moniz/Jorge Diniz (Peugeot 208 Rally4), a 5.7

6º, Gil Antunes/Alexandre Ramos (Peugeot 208 Rally4), a 9.7

7º, Francisco Custódio/Paulo Marques (Peugeot 208 Rally4), a 29.3

8º, Ricardo Sousa/Luís Marques (Peugeot 208 Rally4), a 34.2

9º, Joni Gonçalves/Paulo Lopes (Peugeot 208 Rally4), a 40.4

FPAK Júnior Team

1º, Pedro Câmara Jr/João Câmara (Peugeot 208 Rally6), 21m47.3s

2º, António Santinho Mendes/Fábio Reis (Peugeot 208 Rally6), a 37.6s

3º, Luís Mendes/Diogo Costa (Peugeot 208 Rally6), a 1m43.2s

4º, José Coelho Lima/Ricardo Faria (Peugeot 208 Rally6), a 2.29.4

PROGRAMA HORÁRIO

SÁBADO (20 setembro)

Saída do Pré-Parque (Parque de Estacionamento das Termas de Chaves) 09h00

Entrada no Parque de Assistência (Rua António Ribeiro Carvalho) 09h18

Saída do Parque de Assistência 09h33

PEC 5 – Verin 1 (15,78 km) 10h23

PEC 6 – Chaves 1 (12,20 km) 11h18

PEC 7 – Termas de Chaves 1 (12,13 km) 12h07

Reagrupamento (Parque de Estacionamento das Termas de Chaves) 12h52/13h22

Entrada no Parque de Assistência (Rua António Ribeiro Carvalho) 13h40

Saída do Parque de Assistência 14h10

PEC 8 – Verin 2 15h00

PEC 9 – Chaves 2 15h55

PEC 10 – Termas de Chaves 2 16h44

Pódio (Alameda do Tabuado) 17h34

Parque Fechado (Parque de Estacionamento das Termas de Chaves) 17h39

Chaves/2025/setembro/19

MAIS INFORMAÇÕES

https://campeonatoportugalderalis.pt/

fpakmedia@gmail.com

Creditos: campeonatoportugalderalis.pt